FORMADOR: PERFIL E CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO
Objectivos Gerais
-
Compreender o perfil e as funções de um formador.
-
Conhecer os diferentes métodos e técnicas pedagógicas.
Objectivos Específicos
- Identificar as competências técnicas, pedagógicas e psicossociais de um formador;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Distinguir as diferentes formas e tipos de formação profissional;
- Descrever os diferentes métodos pedagógicos e as suas diferenciações;
- Identificar indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem;
- Distinguir os vários intervenientes e instrumentos inerentes ao processo de avaliação.
Formador: Papel e Perfil
- Perfil do formador:
– Competências: técnicas, pedagógicas e psicossociais
– Capacidades e níveis de qualificação
– Actividades e funções
- Código deontológico: direitos e deveres
- Legislação de enquadramento da actividade de formador
Contextos de intervenção
- Formas de organização de formação:
– Presencial, E-learning e B-learning: características específicas das diferentes tipologias
- Tipos de formação profissional:
– Inicial, Contínua e em Contexto de trabalho: factores diferenciadores
Métodos e Técnicas Pedagógicas
- Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação
- Espírito empreendedor na formação (conceito, competências e principais obstáculos)
- Princípios da criatividade pedagógica (abordagem criativa e promoção de competências)
- Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem
- Papéis, intervenientes e instrumentos do processo de avaliação
30H
Quer saber mais informações?