GESTÃO DE EQUIPAS, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
- Compreender os elementos centrais dos processos de funcionamento de uma equipa;
- Desenvolver capacidades para identificar quais as formas de intervenção mais eficazes em equipas de trabalho;
- Conhecer os diferentes modelos de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança.
Objectivos Específicos
- Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
- Aplicar os diferentes tipos de Liderança e percepcionar a sua influência na tomada de decisões;
- Utilizar técnicas de comunicação e mudança planificada, construídas a partir da observação de comportamentos verbais e não-verbais dos grandes comunicadores;
- Reconhecer as competências essenciais de um Gestor de Equipas, nomeadamente capacidades de Comunicação, Gestão do Tempo, Motivação, Resolução de problemas e Negociação;
- Identificar as características das equipas de elevado desempenho/alto rendimento;
- Adoptar estilos de liderança adequados, tendo em vista critérios de eficácia individual e grupal;
- Utilizar as principais técnicas de motivação dos elementos de uma equipa;
- Reconhecer e valorizar as competências dos colaboradores através do desafio e da delegação de competências;
- Aprender técnicas de organização e gestão de reuniões orientadas para resultados;
- Potenciar a criatividade dos elementos da equipa.
- Conceito de Liderança;
- Desenvolvimento Pessoal do Líder;
- Inteligência Emocional;
- Capital Psicológico Positivo;
- As Competências Integrais.
Liderança e Estilos de Direcção
- Liderança Pelo Exemplo;
- Liderança pela Influência;
- Liderança Servidora;
- As Competências Integrais;
- O Líder Coach;
- A Liderança Situacional;
- Técnicas Potenciadoras de Liderança;
- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Ecazes;
- Os 6 Chapéus Pensadores de Edward de Bono.
Delegação de Competências
- Conceitos;
- Etapas da Delegação;
- Obstáculos à Delegação.
A Importância do Trabalho em Equipa
- Vantagens e Desvantagens;
- Elementos essenciais ao trabalho de equipa;
- Identicação de erros no trabalho de equipa;
- O segredo da motivação no trabalho de equipa.
Técnicas de Comunicação
- Estilos Comunicacionais;
- Comunicação e Feedback;
- O Feedback 360º;
- A Escuta Activa.
Gestão do Tempo
- A Gestão do tempo;
- Diagnóstico do desperdício do tempo;
- Planeamento e controlo do tempo;
- A delegação de tarefas;
- O trabalho de equipa;
- A gestão eficaz do stress.
Coaching
- I – Desenvolvimento pessoal;
- Auto-conhecimento;
- Valores;
- II – Coaching;
- Filosofia;
- Papel do Coach;
- Denição de Coaching;
- Competências do Coach;
- Metodologia do Coaching;
- Escuta activa e silêncio;
- Processos de mudança.
Organização e Condução de Reuniões
- Fases de Preparação de uma Reunião;
- Regras de Protocolo na organização de reuniões e acolhimento de visitantes;
- Gestão do Tempo no decorrer da reunião.
Criatividade nas Equipas
- Técnicas de Criatividade;
- O Método de Associação de Ideias.
30h
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