ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
A Gestão de Recursos Humanos tem por base o facto de que a performance das organizações dependem, cada vez mais, da contribuição das pessoas que as compõem, da forma como estão organizadas e do investimento que é efectuado ao nível do seu desenvolvimento. Realize, com uma metodologia direccionada para o desenvolvimento pessoal e organizacional, um percurso formativo prático e pragmático que o apoie na selecção, gestão e orientação dos colaboradores rumo aos objetivos e metas da empresa, assegurando igualmente o alinhamento das políticas de RH com a estratégia da sua organização.
- Adquirir uma perspectiva mais estruturada e avançada dos conceitos de Gestão de Recursos Humanos;
- Gerir os processos de Recursos Humanos de forma eficiente.
Objectivos Específicos
- Enquadrar a gestão de recursos humanos no desenvolvimento dos objectivos gerais da organização;
- Integrar o papel da Gestão do Capital Humano na criação de valor para os negócios;
- Identificar as competências-chave que deverão ser desenvolvidas para o exercício bem-sucedido dos recursos humanos;
- Caracterizar os objectivos e aspectos críticos de cada sub-sistema de Gestão do Capital Humano;
- Identificar as relações de interdependência entre os sub-sistemas de Gestão do Capital Humano.
• Os desafios estratégicos e a gestão estratégica das pessoas e dos seus recursos
• O Presente e o Futuro
• A relação Recursos Humanos e Estratégias Empresariais
• Competitividade e gestão do potencial humano
• Os novos desafios: Mudança, Informação, Inovação e Conhecimento
• Cultura Organizacional: a globalização e os processos de mudança
• Instrumentos de Gestão de apoio à tomada de decisão na gestão de recursos humanos
• Os Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
• A Qualidade na Gestão dos Recursos Humanos
• A Gestão pelas Competências e seus Instrumentos
Recrutamento & Selecção
• A estratégia de recrutamento
• O processo de recrutamento – métodos para a atracção dos candidatos
• Triagem curricular
• A entrevista
• Técnica da entrevista
• A análise do comportamento dos candidatos
• Os assessment centres
• O acto de selecção
Acolhimento e Integração
• A importância do processo de acolhimento e integração
• Programa de acolhimento e integração
• Relação entre os processos de acolhimento e integração e o envolvimento e identificação organizacional
Gestão de Competências
• A definição estratégica e identificação de funções-chave que integram a estrutura da empresa
• Tipo de competências
• A identificação das competências relevantes para a empresa
• A construção de um perfil de competências de uma função
• A descrição de funções
• O planeamento dos Recursos Humanos e a gestão de carreiras
Sistema de Recompensas
• Componentes dos sistemas de recompensas
• Princípios gerais de um sistema remuneratório
• Tipo de recompensas
• Sistemas de incentivos
• Orçamento dos custos com o pessoal
Aspectos Jurídico-Laborais
• Direito Social, Individual e Coletivo
• Legislação Laboral
• Contratos de Trabalho e Suspensões
• Cessação do Trabalho
• Formas de Despedimento
• O Processo Disciplinar (instauração e instrução)
• As Relações Sociais
Formação Profissional
• A Política de Formação
• Etapas do processo de Formação
• O diagnóstico de necessidades
• A definição dos objectivos de Formação
• Construção e implementação do Plano de Formação
• Os indicadores e o acompanhamento do processo
• Avaliação do processo de Formação
Avaliação do Desempenho
• A gestão de desempenho e os seus pressupostos
• O ciclo do processo de gestão de desempenho
• A avaliação de desempenho no processo de gestão
• Gestão por objectivos
• O quê e como avaliar
• Métodos e processos de avaliação de desempenho
• Os erros de avaliação e como os prevenir
• Preparação da entrevista de avaliação
• A condução da entrevista de avaliação
• A reunião de comunicação de resultados da avaliação
Exercícios Práticos e Simulações
80h
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