PROCUREMENT, NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONTRATOS
Objectivos Gerais
- Dotar os formandos com o conhecimento sobre a importância do procurement, negociação, contratualização e monitorização de contratos para a cadeia de produção e de logística das Empresas.
Objectivos Específicos
- Conhecer o enquadramento funcional do procurement nas organizações;
- Identificar os princípios base de uma negociação;
- Conhecer e aplicar estratégias de negociação em concordância com os objectivos definidos;
- Gerir e consolidar check-list negociada para efeitos do posterior acto de contratação formal.
Introdução ao Procurement
- Globalização e Competitividade dos Mercados
- A importância da fidelização de Fornecedores e Parceiros de Negócio
O Processo de Procurement nas Organizações
- Procurement – Definição, Conceitos e Objectivo(s)
- Os Macro-Processos / actividades na Gestão do Procurement
- Abordagem ao RFP (Request for Proposal)
- Ferramentas de análise
Negociação
- Princípios básicos de Negociação
- Factores internos/externos relevantes no âmbito do Processo Negocial
- As Fases da Negociação
- Estratégias e tácticas negociais;
- Características / Perfil do Negociador
- Caso Prático (simulação)
Contratos
- Os Macro-Processos na Gestão de Contratos
- Legislação e Standards na Elaboração de Contratos
- Monitorizaçáo de Contratos de Produtos e/ou Serviços
- Exposição de Caso Prático
18h
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