GESTÃO DE RECLAMAÇÕES
- Conhecer as orientações para implementar um sistema de gestão de reclamações
Objectivos Específicos
- Saber maximizar as oportunidades que advêm de uma reclamação;
- Atender os clientes que reclamam valorizando a Imagem da Empresa;
- Enfrentar positivamente situações de tensão e/ou conflito.
- O que é uma reclamação e o que não é
- O impacto e a importância das reclamações para as organizações
- Características, expectativas e motivações dos clientes insatisfeitos
- Os canais e os instrumentos de comunicação que incitam à expressão de insatisfação
Gerir reclamações através de interacções construtivas
- Os dois graus de resposta: prazo de contacto e prazo de resposta
- Os comportamentos e atitudes a adoptar face ao perfil dos clientes que reclamam
- A situação do cliente, centrando-se nos factos e na procura de soluções mutuamente satisfatórias
- Soluções satisfatórias para o cliente e para a empresa
A qualidade das respostas escritas
- O estilo e a estrutura de uma resposta às reclamações
- Personalizar cada resposta a partir dos princípios-chave da escrita.
- As especificidades da redacção de e-mail.
Sistema de gestão de reclamações
- Conhecer os princípios orientadores para um tratamento eficaz de reclamações
- Os procedimentos e regras para o processo de gestão de reclamações
- As causas das reclamações
- Acompanhamento das acções correctivas e/ou preventivas
- A gestão das reclamações das acções de melhoria.
18h
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