GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

Objectivos Gerais

  • Conhecer as orientações para implementar um sistema de gestão de reclamações

Objectivos Específicos

  • Saber maximizar as oportunidades que advêm de uma reclamação;
  • Atender os clientes que reclamam valorizando a Imagem da Empresa;
  • Enfrentar positivamente situações de tensão e/ou conflito.
Oportunidades de melhoria e/ou de negócio

  • O que é uma reclamação e o que não é
  • O impacto e a importância das reclamações para as organizações
  • Características, expectativas e motivações dos clientes insatisfeitos
  • Os canais e os instrumentos de comunicação que incitam à expressão de insatisfação

Gerir reclamações através de interacções construtivas

  • Os dois graus de resposta: prazo de contacto e prazo de resposta
  • Os comportamentos e atitudes a adoptar face ao perfil dos clientes que reclamam
  • A situação do cliente, centrando-se nos factos e na procura de soluções mutuamente satisfatórias
  • Soluções satisfatórias para o cliente e para a empresa

A qualidade das respostas escritas

  • O estilo e a estrutura de uma resposta às reclamações
  • Personalizar cada resposta a partir dos princípios-chave da escrita.
  • As especificidades da redacção de e-mail.

Sistema de gestão de reclamações

  • Conhecer os princípios orientadores para um tratamento eficaz de reclamações
  • Os procedimentos e regras para o processo de gestão de reclamações
  • As causas das reclamações
  • Acompanhamento das acções correctivas e/ou preventivas
  • A gestão das reclamações das acções de melhoria.

18h

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